O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sento-Sé realizou nesta quarta -feira (05) uma grande e trabalhosa intervenção que teve como objetivo corrigir um vazamento no sistema de adução, parte integrante da captação de água, que fica submerso numa profundidade de aproximadamente 4m no Rio São Francisco e está localizado na comunidade de Aldeia, zona rural do município.

Para executar a ação, foram necessários 11 profissionais, entre eles um mergulhador profissional e um soldador, e equipamentos como um gerador, máquina de solda, entre outros.

O diretor do Saae, Adriano Almeida, acompanhou toda a operação e explica a importância e complexidade do serviço. “Detectamos o problema ao notar uma redução no sistema de captação, em cerca de 40%. Após verificarmos todo sistema que não fica submerso e não encontrarmos danos, acionamos o mergulhador que detectou o vazamento na parte submersa”, explica Adriano Almeida.

De acordo com o diretor, a operação foi complexa por ter que ser realizada toda em uma embarcação no rio. “O mergulhador recolheu a peça danificada e trouxe para a embarcação para ser reparada e depois colocada de volta, envolvendo um soldador, equipamentos para solda é um gerador”, destacou.

Para a realização da operação, que durou todo o dia, foi necessário suspender o fornecimento de água das comunidades de Aldeia, Pascoal e Limoeiro (APL), que foi restabelecido no final do dia, após a conclusão dos serviços.

Texto: Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Saae Sento-Sé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *